top of page

LIMPEZA DE POÇOS TUBULARES

A limpeza e desinfecção de poços é deve ser realizado periodicamente, pelo menos uma vez ao ano, em todos os poços artesianos, pois assim, mantem a qualidade da água tanto para uso humano quanto em indústrias.

Os serviços de limpeza e desinfecção de poços devem ser realizados por profissionais habilitados, e utilização de produtos de qualidade.

IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE POÇOS

O acumulo de sujeira dentro do poço, além de interferir na qualidade da água bombeada, pode trazer problemas como ferrugem, incrustações e consequentemente furos na tubulação, bem como obstrução da bomba. Assim, é de fundamental importância a limpeza e desinfecção do poço. Esses procedimentos ocorrem a partir da aplicação de produtos químicos na água, mantendo assim sua potabilidade.

A limpeza do poço também é uma exigência do órgão fiscalizador (no Estado do Pará é a SEMAS). Fique atento, poços que possuem Outorga devem cumprir com as condicionantes do título, do contrário você estará sujeito a multas e embargos. Além disso, a limpeza aumenta a vida útil do reservatório.

Sendo assim, o custo-benefício oferecido pela limpeza e desinfecção de poços é excelente, pois é possível contar com uma solução que pode maximizar o investimento feito para a instalação do poço artesiano.



Conheça as principais etapas de como é feito o procedimento:

Primeiro é necessário fazer um bombeamento ou circulação interna se utilizando de um compressor de ar. Nesse procedimento é aplicado um sabão biodegradável (HEXA-T) para retirada das partículas mais grossas.

Em seguida ao período de descarte da água são aplicados produtos químicos biodegradáveis para reforçar a limpeza. Esses produtos podem ser recirculados e/ou simplesmente diluídos dentro do poço, com intuito de desincrustar as sujeiras mais finas.

Por fim, é feita uma desinfecção do poço utilizando-se normalmente Hipoclorito de sódio. Para prolongar a vida útil e obter água de qualidade a limpeza deve ser conduzida por uma empresa com experiência e profissionais qualificados, como a Consultoria Norte Geo, que tem ajudado residências e indústrias a manterem a água dos seus poços limpa!


328 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page