O Estado do Pará está se preparando para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em novembro de 2025 em Belém do Pará.
Diversas obras já começaram na Capital paraense. Entre elas o Parque da cidade e as obras da Doca com o Parque Linear. Para o Governo, o projeto do Parque da Cidade é fundamentado na ideia de que os espaços públicos devem ser inclusivos, acolhendo a diversidade de pessoas e promovendo uma convivência segura e saudável. O planejamento do parque busca fortalecer sua conexão com a cidade, ampliando seu uso e apropriação pela população, através de soluções inovadoras em mobilidade, infraestrutura, paisagismo, arquitetura e design.
A criação do Parque da Cidade em Belém é viabilizada pela existência de uma extensa área livre, com poucas edificações, mas já inserida no tecido urbano. Diferente de outros parques, como o Estadual da Utinga, o Parque Ecológico Gunnar Vingren ou o Mangal das Garças, que têm como característica principal a preservação de elementos naturais como vegetação e recursos hídricos, a área destinada ao novo parque não possui essa relação predominante com a natureza.
Foto do Parque da Cidade, durante visita da comitiva da COP. Foto: Augusto Minanda, Agência Pará.
Projeto do Parque da Cidade, destacando todas as estruturas que farão parte do parque. Fonte: site da COTA360.
Ilustração do Parque Linear, que será construído na Doca. Fonte: SEOP.
As obras serão realizadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), por meio de um convênio com a Itaipu Binacional. No canal, que mede 1.200 metros, serão desempenhados os serviços de pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e passarelas. As obras vão iniciar no perímetro entre as avenidas Marechal Hermes e Pedro Álvares Cabral.
São esperados mais 40 mil visitantes diretos. Sendo cerca de 7 mil compõem a chamada "Família COP", formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.
Portanto, serão 13 obras na capital, com orçamento médio de 4 bilhões, sendo 7 obras do Governo do Estado e 6 da Prefeitura de Belém.
Sua empresa está preparada para a COP-30 ?
Os processos de licenciamento ambiental estão ficando mais rigorosos. Por isso, é importante fazer as devidas adequações ambientais, tais como:
Destinação correta dos resíduos e efluentes;
Controle de emissão de gases;
Entre em contato com a CNG e comece a regularizar o seu empreendimento, evitando multas e embargos. Clique no botão abaixo e fale com nossa equipe.
Comments